Por que um Modelo Epistemológico de Referência para o ensino de derivadas?
Palavras-chave:
Modelo Epistemológico de Referência, Cálculo Diferencial e Integral, Teoria Antropológica do Didático, Derivadas, Ensino SuperiorResumo
Este trabalho apresenta como objetivo refletir/investigar sobre as razões para a elaboração de um Modelo Epistemológico de Referência (MER) para a construção/reconstrução do ensino da derivada no Ensino Superior. Problemáticas iniciais de uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo é construir um Modelo Epistemológico de Referência (MER) para o desenvolvimento de uma Atividade de Estudo e Pesquisa (AEP) para o ensino de derivadas por meio da taxa de variação. Motivados pelas dificuldades associadas ao ensino e aprendizado desse conteúdo no contexto do Cálculo Diferencial e Integral (CDI) no Ensino Superior. A pesquisa possui como aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático, em que por meio da problemática ecológica e da organização praxeológica buscamos suscitar elementos que possam vir a compor ao MER. Além disso, apresentamos argumentos que justificam a escolha desse tema como uma questão de pesquisa e um levantamento de elementos iniciais que problematizam os modelos dominantes no seu ensino e apontam reflexões para a construção do MER.
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