Por que um Modelo Epistemológico de Referência para o ensino de derivadas?

Autores/as

Palabras clave:

Modelo Epistemológico de Referência, Cálculo Diferencial e Integral, Teoria Antropológica do Didático, Derivadas, Ensino Superior

Resumen

Este trabalho apresenta como objetivo refletir/investigar sobre as razões para a elaboração de um Modelo Epistemológico de Referência (MER) para a construção/reconstrução do ensino da derivada no Ensino Superior. Problemáticas iniciais de uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo é construir um Modelo Epistemológico de Referência (MER) para o desenvolvimento de uma Atividade de Estudo e Pesquisa (AEP) para o ensino de derivadas por meio da taxa de variação. Motivados pelas dificuldades associadas ao ensino e aprendizado desse conteúdo no contexto do Cálculo Diferencial e Integral (CDI) no Ensino Superior. A pesquisa possui como aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático, em que por meio da problemática ecológica e da organização praxeológica buscamos suscitar elementos que possam vir a compor ao MER.  Além disso, apresentamos argumentos que justificam a escolha desse tema como uma questão de pesquisa e um levantamento de elementos iniciais que problematizam os modelos dominantes no seu ensino e apontam reflexões para a construção do MER.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

FERREIRA, Flavia dos Santos; OLIVEIRA, Eliane Santana de Souza. Por que um Modelo Epistemológico de Referência para o ensino de derivadas?. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/918.. Acesso em: 13 sep. 2025.