Detetive de Quadriláteros: Perspectivas para o uso do jogo em Sala de Aula

Autores

Palavras-chave:

Jogos educativos, Ensino de Matemática, Quadriláteros, Aprendizagem lúdica, Educação Básica

Resumo

Este relato de experiência descreve a aplicação do jogo de tabuleiro Detetive de Quadriláteros como recurso didático para fixar conceitos relacionados à classificação de quadriláteros, considerando suas propriedades. Desenvolvido no âmbito do projeto de extensão Tecnologia no Ensino e Inovações Aplicadas (TEIA) para um trabalho de conclusão de curso na UFRB, o jogo visa tornar o aprendizado de matemática mais dinâmico e significativo. Testes feitos com licenciandos do projeto de extensão e com professores da rede pública indicam que pode ser útil na fixação do conteúdo e estimular habilidades como observação e raciocínio lógico. Considerado adequado para turmas do Ensino Fundamental, podendo ser integrado ao plano de ensino como complemento às metodologias tradicionais. Conclui-se que o jogo “Detetive de Quadriláteros” é uma alternativa inovadora e significativa para o ensino de matemática, com potencial de adaptação a diferentes contextos educacionais, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem de geometria.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

TEIXEIRA, Jaylson; ANDRADE , Francino Mascarenhas; SILVA, Marielen de Almeida; OLIVEIRA, Edinilson Teixeira de; GOMES, Valter da Silva. Detetive de Quadriláteros: Perspectivas para o uso do jogo em Sala de Aula. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/919.. Acesso em: 13 set. 2025.