Detetive de Quadriláteros: Perspectivas para o uso do jogo em Sala de Aula
Keywords:
Jogos educativos, Ensino de Matemática, Quadriláteros, Aprendizagem lúdica, Educação BásicaAbstract
Este relato de experiência descreve a aplicação do jogo de tabuleiro Detetive de Quadriláteros como recurso didático para fixar conceitos relacionados à classificação de quadriláteros, considerando suas propriedades. Desenvolvido no âmbito do projeto de extensão Tecnologia no Ensino e Inovações Aplicadas (TEIA) para um trabalho de conclusão de curso na UFRB, o jogo visa tornar o aprendizado de matemática mais dinâmico e significativo. Testes feitos com licenciandos do projeto de extensão e com professores da rede pública indicam que pode ser útil na fixação do conteúdo e estimular habilidades como observação e raciocínio lógico. Considerado adequado para turmas do Ensino Fundamental, podendo ser integrado ao plano de ensino como complemento às metodologias tradicionais. Conclui-se que o jogo “Detetive de Quadriláteros” é uma alternativa inovadora e significativa para o ensino de matemática, com potencial de adaptação a diferentes contextos educacionais, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem de geometria.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.