Matemática, Cinema e oralidade: Percursos da Inclusão e Protagonismo Feminino na Escola BÊ A BÁ - Conexão
Palavras-chave:
Educação, Protagonismo feminino, Gênero e educação, InterdisciplinaridadeResumo
Este trabalho relata a experiência do Projeto Mulheres na Escola BÊ A BÁ - Conexão no município de Eunápolis, Bahia, no período de 2022 a 2024. O mesmo foi desenvolvido pelos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo deste Projeto foi promover a valorização das mulheres em diferentes contextos sociais, científicos e culturais, incentivando o respeito e protagonismo feminino. Para tanto, foi desenvolvido um trabalho interdisciplinar com as disciplinas de Matemática, História e Artes. Durante o ano de 2022, foi realizada uma pesquisa biográfica sobre algumas mulheres matemáticas e exposição em cartazes e vídeos; em 2023, foram promovidas sessões de cinema com alguns filmes com mulheres como protagonistas, depois debates; já em 2024, o tema escolhido foi mulheres indígenas na educação, com rodas de conversas e produções artísticas. Por meio dessa proposta, foi possível fortalecer o respeito às múltiplas identidades e estimular a prática de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.