Matemática, Cinema e oralidade: Percursos da Inclusão e Protagonismo Feminino na Escola BÊ A BÁ - Conexão

Authors

Keywords:

Educação, Protagonismo feminino, Gênero e educação, Interdisciplinaridade

Abstract

Este trabalho relata a experiência do Projeto Mulheres na Escola BÊ A BÁ - Conexão no município de Eunápolis, Bahia, no período de 2022 a 2024.  O mesmo foi desenvolvido pelos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo deste Projeto foi promover a valorização das mulheres em diferentes contextos sociais, científicos e culturais, incentivando o respeito e protagonismo feminino. Para tanto, foi desenvolvido um trabalho interdisciplinar com as disciplinas de Matemática, História e Artes. Durante o ano de 2022, foi realizada uma pesquisa biográfica sobre algumas mulheres matemáticas e exposição em cartazes e vídeos; em 2023, foram promovidas sessões de cinema com alguns filmes com mulheres como protagonistas, depois debates; já em 2024, o tema escolhido foi mulheres indígenas na educação, com rodas de conversas e produções artísticas. Por meio dessa proposta, foi possível fortalecer o respeito às múltiplas identidades e estimular a prática de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Relato de Experiência

How to Cite

SANTOS, Daniela Paulo dos; GOUVEIA JÚNIOR, Josaphat Ricardo Ribeiro Gouveia Júnior. Matemática, Cinema e oralidade: Percursos da Inclusão e Protagonismo Feminino na Escola BÊ A BÁ - Conexão. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/922.. Acesso em: 13 sep. 2025.