O Ensino de Números Complexos: Um relato vivenciado no PIBID

Autores

Palavras-chave:

Números Complexos, Matemática, Lúdica, Dinâmica

Resumo

O presente relato tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino de Números Complexos pautado numa perspectiva lúdica. A aplicação da atividade deu-se em quatro aulas, aplicada por um pibidiano. Após a explicação do conteúdo foi possível perceber as dificuldades por partes dos/das estudantes na identificação da parte real e imaginária, bem como, nas resoluções das questões que envolviam expressões algébricas. Neste contexto, foi proposto a Gincana dos Números Complexos. Para isso, a turma foi dividida em dois grupos e eleito um representante por grupo. O representante que batesse primeiro a mão na mesa o grupo responderia à questão. O grupo teria então um minuto e meio para responder, acertando ganharia um ponto e, perdendo, perderia um ponto. Após o fim, da gincana, aconteceu o momento de conversa, na qual os/as estudantes refletiram sobre a atividade. Nos relatos eles/elas expuseram que foi possível sanar as dúvidas e ponderaram, ainda, que as aulas de matemática deveriam ser assim, lúdicas e dinâmicas. Neste contexto, percebemos a importância de trabalhar a matemática em uma perspectiva lúdica, dinâmica e contextualizada.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SANTOS, Rafael do Nascimento; SANTOS, Daniela Batista. O Ensino de Números Complexos: Um relato vivenciado no PIBID. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/931.. Acesso em: 13 set. 2025.