O Ensino de Números Complexos: Um relato vivenciado no PIBID
Palabras clave:
Números Complexos, Matemática, Lúdica, DinâmicaResumen
O presente relato tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino de Números Complexos pautado numa perspectiva lúdica. A aplicação da atividade deu-se em quatro aulas, aplicada por um pibidiano. Após a explicação do conteúdo foi possível perceber as dificuldades por partes dos/das estudantes na identificação da parte real e imaginária, bem como, nas resoluções das questões que envolviam expressões algébricas. Neste contexto, foi proposto a Gincana dos Números Complexos. Para isso, a turma foi dividida em dois grupos e eleito um representante por grupo. O representante que batesse primeiro a mão na mesa o grupo responderia à questão. O grupo teria então um minuto e meio para responder, acertando ganharia um ponto e, perdendo, perderia um ponto. Após o fim, da gincana, aconteceu o momento de conversa, na qual os/as estudantes refletiram sobre a atividade. Nos relatos eles/elas expuseram que foi possível sanar as dúvidas e ponderaram, ainda, que as aulas de matemática deveriam ser assim, lúdicas e dinâmicas. Neste contexto, percebemos a importância de trabalhar a matemática em uma perspectiva lúdica, dinâmica e contextualizada.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.