Práticas Decoloniais no Ensino de Matemática: Uma oficina, algumas experiências e múltiplas reflexões

Autores

Palavras-chave:

Decolonialidade, Etnomatemática, Formação de Professores(as), Ensino de Matemática

Resumo

A presente escrita apresenta uma proposta de mesa de experiência com foco na produção de reflexões sobre a implementação de práticas decoloniais no ensino de Matemática, envolvendo três profissionais de diferentes contextos educacionais: um professor da escola básica, um professor formador e um estudante em formação. A atividade, fundamentada no conceito de etnomatemática, procurou promover a reflexão sobre as práticas matemáticas desenvolvidas por povos africanos, em uma turma do ensino médio. A experiência destacou a importância de incorporar saberes tradicionais e culturais ao currículo escolar, visando uma educação mais inclusiva e crítica. A mesa também aborda as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento e implementação de práticas decoloniais, propondo estratégias para superá-las. O objetivo é instigar o debate sobre a decolonialidade na educação matemática, ressaltando a necessidade de um diálogo entre a escola, a universidade e a formação docente

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Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Mesa de Experiência

Como Citar

ALVES, Samuel Dias; FARIAS, Gerson dos Santos; SOARES, Marcos Vinícius Soledade. Práticas Decoloniais no Ensino de Matemática: Uma oficina, algumas experiências e múltiplas reflexões. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–9, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/942.. Acesso em: 13 set. 2025.