Práticas Decoloniais no Ensino de Matemática: Uma oficina, algumas experiências e múltiplas reflexões
Keywords:
Decolonialidade, Etnomatemática, Formação de Professores(as), Ensino de MatemáticaAbstract
A presente escrita apresenta uma proposta de mesa de experiência com foco na produção de reflexões sobre a implementação de práticas decoloniais no ensino de Matemática, envolvendo três profissionais de diferentes contextos educacionais: um professor da escola básica, um professor formador e um estudante em formação. A atividade, fundamentada no conceito de etnomatemática, procurou promover a reflexão sobre as práticas matemáticas desenvolvidas por povos africanos, em uma turma do ensino médio. A experiência destacou a importância de incorporar saberes tradicionais e culturais ao currículo escolar, visando uma educação mais inclusiva e crítica. A mesa também aborda as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento e implementação de práticas decoloniais, propondo estratégias para superá-las. O objetivo é instigar o debate sobre a decolonialidade na educação matemática, ressaltando a necessidade de um diálogo entre a escola, a universidade e a formação docente
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.