O desenvolvimento do pensamento geométrico em licenciandos de Matemática: uma análise à luz da Teoria de Registros de Representações Semióticas

Autores

Resumo

Este trabalho buscou identificar características do pensamento geométrico de estudantes do curso de licenciatura em Matemática à luz das apreensões das figuras geométricas propostas na Teoria dos Registros de Representações Semióticas, desenvolvida por Raymond Duval. A partir das análises feitas com base em um questionário, constatamos que os alunos se apegam majoritariamente à apreensão perceptiva, uma vez que recorrem à representação figural, além da resistência em perceberem as estratégias utilizadas na resolução de problemas, apresentando indícios de pensamento geométrico elementar.  Ressaltamos a importância de maiores contribuições no campo científico referente à Geometria abordada, principalmente nos cursos de licenciatura e nas formações continuadas de professores, investigando maneiras de desenvolver abordagens de ensino que possam contribuir para o desenvolvimento do pensamento geométrico dos futuros docentes.

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Publicado

14-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

REIS, Elaine Silva dos; CUNHA, Maridete Brito Ferreira. O desenvolvimento do pensamento geométrico em licenciandos de Matemática: uma análise à luz da Teoria de Registros de Representações Semióticas. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/949.. Acesso em: 29 out. 2025.