Elaboração de um jogo visando o ensino de tópicos de estatística descritiva

Autores

Palavras-chave:

Elaboração de jogos, Ensino de matemática, Estatística Descritiva

Resumo

O presente estudo busca investigar de que forma a elaboração de jogos pode contribuir para a melhoria da aprendizagem de tópicos de Estatística descritiva de estudantes, analisando seus impactos na motivação, na compreensão de conceitos e na aplicação prática do conteúdo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, em que foi realizada uma intervenção com estudantes do 2º ano do ensino médio. Foi desenvolvido o jogo Trilha da Estatística, com o objetivo de ajudar na compreensão de tópicos de Estatística Descritiva, a saber, as medidas de tendência central (média, mediana e moda). Nesse sentido a proposta mostrou-se promissora, pois os estudantes além de compreender o conteúdo, puderam desenvolver a criticidade, criatividade e autonomia.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

GÓES, Luis Eduardo Silva. Elaboração de um jogo visando o ensino de tópicos de estatística descritiva. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–9, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/950.. Acesso em: 13 set. 2025.