Ladrilhamento no plano: o uso de comandos de repetição do GeoGebra como possibilidade de estudo de ladrilhamentos regulares e semirregulares no Ensino Médio

Autores

  • Ícaro Borges Tavares Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Autor

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Ladrilhamento do plano, GeoGebra

Resumo

A geometria é considerada um campo da matemática com bastante aplicação no cotidiano das pessoas devido, sobretudo, à sua presença intrínseca nas formas que compõem os cenários da vida social.  Este estudo propõe uma sequência didática de construção de ladrilhamentos, mediada pelo uso de tecnologias digitais com o software GeoGebra, a partir das orientações curriculares propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), etapa do Ensino Médio. O trabalho realiza uma revisão dos conceitos matemáticos envolvidos no ladrilhamento, bem como, uma breve abordagem sobre o uso de tecnologias no ensino de matemática. Além disso, o objetivo do trabalho é apontar uma possibilidade de abordagem pedagógica referente ao estudo dos ladrilhamentos do plano com ênfase na utilização do software GeoGebra

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

20-11-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

MOREIRA, Ícaro Borges Tavares. Ladrilhamento no plano: o uso de comandos de repetição do GeoGebra como possibilidade de estudo de ladrilhamentos regulares e semirregulares no Ensino Médio. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/952.. Acesso em: 15 dez. 2025.

##plugins.generic.shariff.share##