Ladrilhamento no plano: o uso de comandos de repetição do GeoGebra como possibilidade de estudo de ladrilhamentos regulares e semirregulares no Ensino Médio

Autores/as

  • Ícaro Borges Tavares Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Autor/a

Palabras clave:

Ensino de matemática, Ladrilhamento do plano, GeoGebra

Resumen

A geometria é considerada um campo da matemática com bastante aplicação no cotidiano das pessoas devido, sobretudo, à sua presença intrínseca nas formas que compõem os cenários da vida social.  Este estudo propõe uma sequência didática de construção de ladrilhamentos, mediada pelo uso de tecnologias digitais com o software GeoGebra, a partir das orientações curriculares propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), etapa do Ensino Médio. O trabalho realiza uma revisão dos conceitos matemáticos envolvidos no ladrilhamento, bem como, uma breve abordagem sobre o uso de tecnologias no ensino de matemática. Além disso, o objetivo do trabalho é apontar uma possibilidade de abordagem pedagógica referente ao estudo dos ladrilhamentos do plano com ênfase na utilização do software GeoGebra

Publicado

2025-09-14

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

MOREIRA, Ícaro Borges Tavares. Ladrilhamento no plano: o uso de comandos de repetição do GeoGebra como possibilidade de estudo de ladrilhamentos regulares e semirregulares no Ensino Médio. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/952.. Acesso em: 29 oct. 2025.