A teoria antropológica do didático como suporte teórico para a análise de construções de triângulos

Autores

  • Elizabeth Cristina Rosendo Tomé da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor https://orcid.org/0000-0002-0664-6991
  • Luzia Ribeiro da Silva Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor

Palavras-chave:

Geometria gráfica, Construções geométricas, Triângulos, Análise praxeológica

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar praxeologicamente a construção de triângulos, examinando a articulação entre os blocos prático e teórico no discurso de docentes em um curso de formação de professores de geometria gráfica, à luz da noção de análise praxeológica, fundamentada na Teoria antropológica do didático. Trata-se de um estudo empírico que emerge das discussões sobre o lugar das justificativas teóricas nas construções geométricas. Para isso, os dados baseiam-se na observação de uma aula, a partir da qual foi possível registrar as falas dos docentes, as construções realizadas e posteriormente a sua transcrição para analisar à luz da quádrupla praxeológica (tarefas, técnicas, tecnologias e teorias). Os resultados evidenciam uma predominância do trabalho com o bloco prático-técnico nas ações docentes, com ênfase em procedimentos e subtarefas. Contudo, identificam-se indícios de elementos teóricos no discurso, ainda que de forma implícita, sugerindo uma transição em direção a uma prática mais reflexiva.

Downloads

Publicado

14-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SILVA, Elizabeth Cristina Rosendo Tomé da; SANTOS , Luzia Ribeiro da Silva. A teoria antropológica do didático como suporte teórico para a análise de construções de triângulos. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/954.. Acesso em: 29 out. 2025.