A teoria antropológica do didático como suporte teórico para a análise de construções de triângulos
Palabras clave:
Geometria gráfica, Construções geométricas, Triângulos, Análise praxeológicaResumen
Este estudo tem como objetivo analisar praxeologicamente a construção de triângulos, examinando a articulação entre os blocos prático e teórico no discurso de docentes em um curso de formação de professores de geometria gráfica, à luz da noção de análise praxeológica, fundamentada na Teoria antropológica do didático. Trata-se de um estudo empírico que emerge das discussões sobre o lugar das justificativas teóricas nas construções geométricas. Para isso, os dados baseiam-se na observação de uma aula, a partir da qual foi possível registrar as falas dos docentes, as construções realizadas e posteriormente a sua transcrição para analisar à luz da quádrupla praxeológica (tarefas, técnicas, tecnologias e teorias). Os resultados evidenciam uma predominância do trabalho com o bloco prático-técnico nas ações docentes, com ênfase em procedimentos e subtarefas. Contudo, identificam-se indícios de elementos teóricos no discurso, ainda que de forma implícita, sugerindo uma transição em direção a uma prática mais reflexiva.
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