(In)Vivências Antirracistas na formação inicial de professores de Matemática na UFOB

Autores

Palavras-chave:

Antirracismo, Formação de Professores, Relações Étnico-Raciais, Ensino de Matemática

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma discussão sobre como a Educação Antirracista está presente na formação inicial de professores que ensinam matemática. No artigo analisamos como as Relações Étnico-Raciais são abordadas no currículo do curso de Licenciatura em Matemática da UFOB, evidenciando a marginalização de conhecimentos não eurocêntricos na Matemática e a falta de preparação dos futuros professores para promoverem um ensino inclusivo. Por meio de uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, é evidenciado uma escassez de componentes curriculares que tratem dessas questões, apontando ainda a necessidade de uma maior valorização de práticas pedagógicas que reconheçam a diversidade e combatam o racismo estrutural.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

CARVALHO, Ilan Carlos Santos de; SANTOS, Fabiana Alves dos. (In)Vivências Antirracistas na formação inicial de professores de Matemática na UFOB. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/957.. Acesso em: 13 set. 2025.