(In)Vivências Antirracistas na formação inicial de professores de Matemática na UFOB
Palavras-chave:
Antirracismo, Formação de Professores, Relações Étnico-Raciais, Ensino de MatemáticaResumo
Neste artigo apresenta-se uma discussão sobre como a Educação Antirracista está presente na formação inicial de professores que ensinam matemática. No artigo analisamos como as Relações Étnico-Raciais são abordadas no currículo do curso de Licenciatura em Matemática da UFOB, evidenciando a marginalização de conhecimentos não eurocêntricos na Matemática e a falta de preparação dos futuros professores para promoverem um ensino inclusivo. Por meio de uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, é evidenciado uma escassez de componentes curriculares que tratem dessas questões, apontando ainda a necessidade de uma maior valorização de práticas pedagógicas que reconheçam a diversidade e combatam o racismo estrutural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.