Percepções sobre a abordagem interdisciplinar por professores do Ensino Médio em um processo formativo

Authors

Keywords:

Interdisciplinaridade, Desenvolvimento Profissional, Sequência de Ensino, Ensino Médio

Abstract

O objetivo do presente trabalho é analisar o entendimento de professores do Ensino Médio sobre a interdisciplinaridade antes e depois de um processo formativo. A pesquisa teve como sujeitos três professores do Ensino Médio participantes de um dos grupos pequenos de formação na cidade de Itabuna, Bahia. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo como metodologia a realização de oito encontros formativos, dos quais dois ocorreram com o grupo grande e seis com o grupo pequeno. Como método de análise, utilizou-se a comparação das respostas fornecidas pelos professores antes e após a discussão teórica sobre interdisciplinaridade, com base no preenchimento de instrumentos de pesquisa. Os resultados indicaram uma evolução na compreensão dos professores sobre a interdisciplinaridade, evidenciada pelo refinamento conceitual em suas respostas. No entanto, identificou-se a necessidade de um aprofundamento maior na aplicação prática desses conhecimentos em sala de aula.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Comunicação Científica

How to Cite

MARTINS, Açucena Araújo; SANTANA, José Erliton Santos; SILVA, Reilan Bomfim da; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos. Percepções sobre a abordagem interdisciplinar por professores do Ensino Médio em um processo formativo. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–9, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/961.. Acesso em: 13 sep. 2025.