A variabilidade: um conceito ausente no currículo escolar

Autores

Palavras-chave:

Educação Estatística, Variabilidade, Currículo, Modelo Epistemológico de Referência, TAD

Resumo

Este trabalho analisa a presença da Estatística na Educação Básica brasileira a partir de uma leitura crítica dos documentos curriculares oficiais, com foco na invisibilidade do conceito de variabilidade. A investigação mostra que, embora conteúdos estatísticos tenham sido incorporados nos Parâmetros Curriculares Nacionais ( e reforçados pela Base Nacional Comum Curricular, a abordagem proposta permanece restrita a tarefas técnicas e procedimentos operatórios, sem articulação com o raciocínio estatístico crítico. A análise praxeológica deste currículo nacional revela a predominância de praxeologias fragmentadas e integradas por um Modelo Epistemológico Dominante, que esvazia o ensino da Estatística de seus fundamentos interpretativos. Com base na Teoria Antropológica do Didático, o estudo discute os processos de transposição didática que levam à marginalização da variabilidade no currículo, defendendo sua centralidade na formação cidadã e na compreensão de fenômenos incertos.

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Publicado

14-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SANTANA, Paulo Henrique Gomes; ALMEIDA, Cecilia Manoella Carvalho. A variabilidade: um conceito ausente no currículo escolar. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/964.. Acesso em: 29 out. 2025.