A variabilidade: um conceito ausente no currículo escolar
Palabras clave:
Educação Estatística, Variabilidade, Currículo, Modelo Epistemológico de Referência, TADResumen
Este trabalho analisa a presença da Estatística na Educação Básica brasileira a partir de uma leitura crítica dos documentos curriculares oficiais, com foco na invisibilidade do conceito de variabilidade. A investigação mostra que, embora conteúdos estatísticos tenham sido incorporados nos Parâmetros Curriculares Nacionais ( e reforçados pela Base Nacional Comum Curricular, a abordagem proposta permanece restrita a tarefas técnicas e procedimentos operatórios, sem articulação com o raciocínio estatístico crítico. A análise praxeológica deste currículo nacional revela a predominância de praxeologias fragmentadas e integradas por um Modelo Epistemológico Dominante, que esvazia o ensino da Estatística de seus fundamentos interpretativos. Com base na Teoria Antropológica do Didático, o estudo discute os processos de transposição didática que levam à marginalização da variabilidade no currículo, defendendo sua centralidade na formação cidadã e na compreensão de fenômenos incertos.
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