Análise de um PPC de Licenciatura em Pedagogia: como o documento pode impactar na formação de futuros professores que ensinarão Matemática

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Ensino de Matemática, Formação inicial

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade estadual na Bahia, com foco na abordagem dada aos conteúdos matemáticos na formação dos futuros professores que ensinarão Matemática. Para isso, tomaram-se ideias de currículo de autores como Silva, Giroux e Bobbit. Foi utilizada como metodologia a análise global, regional e local proposta por Henriques, Nagamine e Nagamine. Identificamos uma limitação significativa na carga horária e na profundidade com que a Matemática é tratada ao longo do curso, o que pode comprometer a preparação dos licenciandos em Pedagogia. Vale salientar que é importante repensar o currículo do curso de Pedagogia, ampliando a presença da Matemática de forma crítica e significativa, a fim de garantir que os futuros docentes estejam preparados para enfrentar os desafios do ensino dessa disciplina. 

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Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

OLIVEIRA, Claudio Henrique Santos de; ALMEIDA, Yago Cordeiro de; LÔBO, Wériton de Souza. Análise de um PPC de Licenciatura em Pedagogia: como o documento pode impactar na formação de futuros professores que ensinarão Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/972.. Acesso em: 13 set. 2025.