Análise de um PPC de Licenciatura em Pedagogia: como o documento pode impactar na formação de futuros professores que ensinarão Matemática
Keywords:
Currículo, Ensino de Matemática, Formação inicialAbstract
O presente artigo tem como objetivo analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade estadual na Bahia, com foco na abordagem dada aos conteúdos matemáticos na formação dos futuros professores que ensinarão Matemática. Para isso, tomaram-se ideias de currículo de autores como Silva, Giroux e Bobbit. Foi utilizada como metodologia a análise global, regional e local proposta por Henriques, Nagamine e Nagamine. Identificamos uma limitação significativa na carga horária e na profundidade com que a Matemática é tratada ao longo do curso, o que pode comprometer a preparação dos licenciandos em Pedagogia. Vale salientar que é importante repensar o currículo do curso de Pedagogia, ampliando a presença da Matemática de forma crítica e significativa, a fim de garantir que os futuros docentes estejam preparados para enfrentar os desafios do ensino dessa disciplina.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.