Constituição do Sujeito-Formador de Professores de Matemática e Práticas de Subjetivação

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente, Poder-saber, Subjetividade, Poder, Identidade

Resumo

Este ensaio teórico objetivou problematizar os modos de constituição do formador de professores de Matemática como sujeito de saber legítimo, interrogando os discursos, práticas e dispositivos que produzem verdades sobre o “ensinar a ensinar Matemática”. Ao partir de um debate mais geral, perspectiva-se o formador de professores de Matemática como sujeito e efeito de relações de saber-poder: ele não só é atravessado por discursos que o constituem, mas também atua na manutenção ou na produção de novas verdades sobre o que é formar professores. Como implicação, sublinha-se que reconhecer que o formador é também um sujeito em constante constituição — atravessado por práticas, relações e disputas — desloca a formação de um lugar técnico-normativo para um espaço ético, político e subjetivo.

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Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SANTANA, Íris Mariana da Silva; SANTANA, Flávia Cristina de Macêdo. Constituição do Sujeito-Formador de Professores de Matemática e Práticas de Subjetivação. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/976.. Acesso em: 13 set. 2025.