Estágio de docência em Ensino de Funções: articulações entre Neurociência Cognitiva e formação de professores

Autores

Palavras-chave:

Estágio de docência, Ensino de funções, Formação docente, Neurociência cognitiva, Ensino superior

Resumo

Este relato apresenta as experiências vivenciadas no estágio de docência universitária realizado na disciplina "Ensino de Matemática: Funções" do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Oeste da Bahia. A atividade ocorreu no contexto atípico de greve docente, o que exigiu adaptação metodológica e flexibilidade. Foram desenvolvidas atividades de acompanhamento de microaulas, oficinas sobre mecanismos atencionais, análise crítica de tarefas de livros didáticos e uso de tecnologias digitais. As ações pedagógicas foram fundamentadas em princípios da neurociência cognitiva e na articulação entre teoria e prática, visando à formação crítica e reflexiva de professores de Matemática.

Downloads

Publicado

14-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

CARVALHO, Sebastião Fagner Siqueira; CARVALHO, Edmo Fernandes; LUNA, Marcos André Teles; NÉRIS, Jorge Santos. Estágio de docência em Ensino de Funções: articulações entre Neurociência Cognitiva e formação de professores. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/980.. Acesso em: 29 out. 2025.