Estágio de docência em Ensino de Funções: articulações entre Neurociência Cognitiva e formação de professores

Autores/as

Palabras clave:

Estágio de docência, Ensino de funções, Formação docente, Neurociência cognitiva, Ensino superior

Resumen

Este relato apresenta as experiências vivenciadas no estágio de docência universitária realizado na disciplina "Ensino de Matemática: Funções" do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Oeste da Bahia. A atividade ocorreu no contexto atípico de greve docente, o que exigiu adaptação metodológica e flexibilidade. Foram desenvolvidas atividades de acompanhamento de microaulas, oficinas sobre mecanismos atencionais, análise crítica de tarefas de livros didáticos e uso de tecnologias digitais. As ações pedagógicas foram fundamentadas em princípios da neurociência cognitiva e na articulação entre teoria e prática, visando à formação crítica e reflexiva de professores de Matemática.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2025-11-20

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

CARVALHO, Sebastião Fagner Siqueira; CARVALHO, Edmo Fernandes; LUNA, Marcos André Teles; NÉRIS, Jorge Santos. Estágio de docência em Ensino de Funções: articulações entre Neurociência Cognitiva e formação de professores. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/980.. Acesso em: 16 dec. 2025.

##plugins.generic.shariff.share##