Educação Quilombola e Matemática: Reflexões de uma Licencianda sobre Formação Docente e Prática Pedagógica

Autores

Palavras-chave:

Educação quilombola, Formação docente, Diversidade cultural, Ensino de Matemática

Resumo

Este relato tem como objetivo descrever a experiência vivida em um curso de extensão de Educação Quilombola, refletindo sobre sua influência na formação docente e na ressignificação do ensino de Matemática em contextos culturais específicos. O curso teve como objetivo formar professores/as e lideranças quilombolas para a valorização dos saberes ancestrais, com ênfase em aspectos da educação antirracista, da educação escolar quilombola e da educação ambiental. No presente texto, apresento a experiência que vivi na visita em uma comunidade quilombola em Feira de Santana, Bahia. A ida a essa comunidade, a primeira certificada pela Fundação Palmares, me proporcionou, por meio do contato direto com saberes ancestrais e práticas pedagógicas voltadas à valorização das culturas quilombolas, reflexões que ampliaram minha compreensão sobre a importância de um ensino de Matemática contextualizado. Conclui-se que essa vivência impactou minha trajetória acadêmica, fortalecendo o compromisso com ações pedagógicas antirracistas e inclusivas.

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Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

JURITI, Darlene Silva. Educação Quilombola e Matemática: Reflexões de uma Licencianda sobre Formação Docente e Prática Pedagógica. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/988.. Acesso em: 13 set. 2025.