Educação Quilombola e Matemática: Reflexões de uma Licencianda sobre Formação Docente e Prática Pedagógica
Palabras clave:
Educação quilombola, Formação docente, Diversidade cultural, Ensino de MatemáticaResumen
Este relato tem como objetivo descrever a experiência vivida em um curso de extensão de Educação Quilombola, refletindo sobre sua influência na formação docente e na ressignificação do ensino de Matemática em contextos culturais específicos. O curso teve como objetivo formar professores/as e lideranças quilombolas para a valorização dos saberes ancestrais, com ênfase em aspectos da educação antirracista, da educação escolar quilombola e da educação ambiental. No presente texto, apresento a experiência que vivi na visita em uma comunidade quilombola em Feira de Santana, Bahia. A ida a essa comunidade, a primeira certificada pela Fundação Palmares, me proporcionou, por meio do contato direto com saberes ancestrais e práticas pedagógicas voltadas à valorização das culturas quilombolas, reflexões que ampliaram minha compreensão sobre a importância de um ensino de Matemática contextualizado. Conclui-se que essa vivência impactou minha trajetória acadêmica, fortalecendo o compromisso com ações pedagógicas antirracistas e inclusivas.
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