Conhecimento Especializado para o ensino de área e perímetro: um estudo de caso no PIBID
Palavras-chave:
Conhecimento matemático especializado, Formação de ProfessoresFormação de Professores, Área e perímetro, Sequência didáticaResumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa que visa analisar que tipo de conhecimento especializado é mobilizado por professores de matemática em formação inicial ao resolverem situações relacionadas à área e ao perímetro de figuras planas. Fundamentado no marco teórico Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge (MTSK), o estudo adota uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso em um contexto formativo, utilizando uma sequência didática. A coleta de informações ocorreu a partir das produções escritas dos professores e de gravações em áudio e vídeo, analisadas com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que o contexto formativo proposto favoreceu a mobilização e o desenvolvimento de conhecimentos especializados pelos participantes. Além disso, destacam a importância de considerar as especificidades e fragilidades dos professores em formação inicial para o planejamento de intervenções pedagógicas que fortaleçam o ensino dos conceitos de área e perímetro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.