Conhecimento Especializado para o ensino de área e perímetro: um estudo de caso no PIBID

Autores/as

Palabras clave:

Conhecimento matemático especializado, Formação de ProfessoresFormação de Professores, Área e perímetro, Sequência didática

Resumen

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa que visa analisar que tipo de conhecimento especializado é mobilizado por professores de matemática em formação inicial ao resolverem situações relacionadas à área e ao perímetro de figuras planas. Fundamentado no marco teórico Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge (MTSK), o estudo adota uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso em um contexto formativo, utilizando uma sequência didática. A coleta de informações ocorreu a partir das produções escritas dos professores e de gravações em áudio e vídeo, analisadas com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que o contexto formativo proposto favoreceu a mobilização e o desenvolvimento de conhecimentos especializados pelos participantes. Além disso, destacam a importância de considerar as especificidades e fragilidades dos professores em formação inicial para o planejamento de intervenções pedagógicas que fortaleçam o ensino dos conceitos de área e perímetro.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

FEITOSA, Leonard Euler Valente; RODRIGUES, Roberta dos Santos; FEITOSA, Francisco Eteval da Silva. Conhecimento Especializado para o ensino de área e perímetro: um estudo de caso no PIBID. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/993.. Acesso em: 13 sep. 2025.