O desempenho de estudantes do Ensino Fundamental em problema de função linear
Palavras-chave:
Diagnóstico, Anos Iniciais, Generalização, Incógnita Próxima, Incógnita DistanteResumo
O objetivo deste estudo é examinar o desempenho de estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na resolução de problema referente à Função Linear. O aporte teórico que o fundamenta são os estudos de Blanton et al.; Carraher, Schliemann, Brizuela e Earnest, Stacey. Trata-se de um diagnóstico realizado com 706 estudantes, distribuídos entre 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas localizadas em três regiões do país: sul, sudeste e nordeste. Cada participante respondeu a um problema contendo duas perguntas, uma relativa à incógnita próxima e a segunda à uma incógnita distante. Os resultados desta investigação sugerem que a localização da incógnita em relação aos dados contidos no enunciado de problema tem papel importante no desempenho apresentado por estudantes do Ensino Fundamental, uma vez que em relação a cada um dos três anos escolares investigados, os estudantes obtiveram um melhor desempenho quando a incógnita era próxima do que quando era distante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.