O desempenho de estudantes do Ensino Fundamental em problema de função linear

Authors

Keywords:

Diagnóstico, Anos Iniciais, Generalização, Incógnita Próxima, Incógnita Distante

Abstract

O objetivo deste estudo é examinar o desempenho de estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na resolução de problema referente à Função Linear. O aporte teórico que o fundamenta são os estudos de Blanton et al.; Carraher, Schliemann, Brizuela e Earnest, Stacey. Trata-se de um diagnóstico realizado com 706 estudantes, distribuídos entre 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas localizadas em três regiões do país: sul, sudeste e nordeste. Cada participante respondeu a um problema contendo duas perguntas, uma relativa à incógnita próxima e a segunda à uma incógnita distante. Os resultados desta investigação sugerem que a localização da incógnita em relação aos dados contidos no enunciado de problema tem papel importante no desempenho apresentado por estudantes do Ensino Fundamental, uma vez que em relação a cada um dos três anos escolares investigados, os estudantes obtiveram um melhor desempenho quando a incógnita era próxima do que quando era distante.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Comunicação Científica

How to Cite

MERLINI, Vera Lucia; MAGINA, Sandra; FONSECA, Sonia. O desempenho de estudantes do Ensino Fundamental em problema de função linear. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–9, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/995.. Acesso em: 13 sep. 2025.