Matemática Ao Quadrado: Uma Revisão Bibliográfica Do Uso de Tirinhas e Charges No Ensino de Matemática
Palavras-chave:
Tirinhas, Matemática, Didática, Ludicidade, InterdisciplinaridadeResumo
O trabalho analisa o uso de tirinhas e charges como recursos didáticos no ensino da Matemática, propondo uma abordagem mais lúdica e acessível. A partir de uma revisão bibliográfica, observou-se que esses recursos ajudam a desconstruir a imagem da Matemática como disciplina difícil e distante. As tirinhas, por mesclar linguagem verbal e visual, facilitam a contextualização dos conteúdos. Estudos de caso mostraram melhora no engajamento e aprendizado dos alunos. Apesar disso, ainda há resistência por parte de alguns docentes em adotar metodologias alternativas. A pesquisa também explorou visões interdisciplinares entre alunos de Letras e Matemática. Conclui-se que o uso de quadrinhos pode aproximar o ensino da realidade do aluno. No entanto, é necessário maior preparo docente e seleção crítica do material. A pesquisa é um convite à inovação e à reflexão no ensino matemático.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.