Matemática Ao Quadrado: Uma Revisão Bibliográfica Do Uso de Tirinhas e Charges No Ensino de Matemática

Authors

Keywords:

Tirinhas, Matemática, Didática, Ludicidade, Interdisciplinaridade

Abstract

O trabalho analisa o uso de tirinhas e charges como recursos didáticos no ensino da Matemática, propondo uma abordagem mais lúdica e acessível. A partir de uma revisão bibliográfica, observou-se que esses recursos ajudam a desconstruir a imagem da Matemática como disciplina difícil e distante. As tirinhas, por mesclar linguagem verbal e visual, facilitam a contextualização dos conteúdos. Estudos de caso mostraram melhora no engajamento e aprendizado dos alunos. Apesar disso, ainda há resistência por parte de alguns docentes em adotar metodologias alternativas. A pesquisa também explorou visões interdisciplinares entre alunos de Letras e Matemática. Conclui-se que o uso de quadrinhos pode aproximar o ensino da realidade do aluno. No entanto, é necessário maior preparo docente e seleção crítica do material. A pesquisa é um convite à inovação e à reflexão no ensino matemático.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Comunicação Científica

How to Cite

SANTOS, Carlos Augusto Pires; MENEZES, Raquel Silva; SANTOS , Fabrício Silva Pereira dos. Matemática Ao Quadrado: Uma Revisão Bibliográfica Do Uso de Tirinhas e Charges No Ensino de Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/996.. Acesso em: 13 sep. 2025.