Etnomodelagem no cultivo do Abacaxi: conexões entre Matemática e Saberes Populares
Keywords:
Etnomodelagem, Plantações, Abacaxi, Agricultor, MetodologiaAbstract
Essa pesquisa tem por objetivo compreender os saberes/fazeres de um agricultor durante o cultivo de abacaxi sob o olhar da Etnomodelagem, e tecer relações com o ensino e aprendizagem de Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e como principal método para produção dos dados, foi realizada uma entrevista narrativa. A análise dos dados ocorreu inspirada na análise de conteúdo, a partir da transcrição das respostas do entrevistado. Dessa forma, foi possível identificar algumas relações entre a matemática acadêmica/escolar, e a matemática praticada por esse agricultor no cultivo de abacaxis. Os resultados indicaram que essas práticas permitem estabelecer conexões entre o conhecimento cultural e o acadêmico durante as aulas de Matemática, incentivando uma participação mais ativa e reflexiva dos estudantes. Ademais, refletimos sobre a importância da Etnomodelagem como estratégia de ensino a ser utilizada em sala de aula, valorizando os conhecimentos matemáticos de grupos culturais distintos.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.