Etnomodelagem no cultivo do Abacaxi: conexões entre Matemática e Saberes Populares

Autores/as

Palabras clave:

Etnomodelagem, Plantações, Abacaxi, Agricultor, Metodologia

Resumen

Essa pesquisa tem por objetivo compreender os saberes/fazeres de um agricultor durante o cultivo de abacaxi sob o olhar da Etnomodelagem, e tecer relações com o ensino e aprendizagem de Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e como principal método para produção dos dados, foi realizada uma entrevista narrativa. A análise dos dados ocorreu inspirada na análise de conteúdo, a partir da transcrição das respostas do entrevistado. Dessa forma, foi possível identificar algumas relações entre a matemática acadêmica/escolar, e a matemática praticada por esse agricultor no cultivo de abacaxis. Os resultados indicaram que essas práticas permitem estabelecer conexões entre o conhecimento cultural e o acadêmico durante as aulas de Matemática, incentivando uma participação mais ativa e reflexiva dos estudantes. Ademais, refletimos sobre a importância da Etnomodelagem como estratégia de ensino a ser utilizada em sala de aula, valorizando os conhecimentos matemáticos de grupos culturais distintos.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

SANTOS, Maila Agra dos; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas Madruga. Etnomodelagem no cultivo do Abacaxi: conexões entre Matemática e Saberes Populares. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1001.. Acesso em: 13 sep. 2025.