Criatividade em Matemática através de Problemas Abertos nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Authors

Keywords:

Educação Matemática, Formação Docente, Criatividade em Matemática, Proposição de Problemas, Resolução de Problemas

Abstract

A criatividade é um elemento essencial nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e pode contribuir para o desenvolvimento dos estudantes enquanto aprendem. Este minicurso, voltado para professores que ensinam Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e acadêmicos de licenciatura em Matemática, tem por objetivo apresentar o uso de problemas abertos como estratégia pedagógica para promover a criatividade em sala de aula. Problemas abertos são caracterizados pela flexibilidade, permitindo múltiplas soluções e abordagens, o que incentiva a formulação de perguntas, a exploração de diferentes estratégias e a liberdade de cometer erros e refletir sobre eles. A formação está baseada em uma abordagem prática e teórica, permitindo aos participantes identificar, selecionar e elaborar problemas abertos que estimulem o envolvimento criativo dos estudantes. Durante a formação, serão discutidas estratégias para integrar problemas abertos ao planejamento didático, promovendo um ambiente de aprendizagem que valorize a curiosidade, experimentação e a autoria.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Minicurso

How to Cite

OLIVEIRA, Hênio Delfino Ferreira de. Criatividade em Matemática através de Problemas Abertos nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1024.. Acesso em: 13 sep. 2025.