Criatividade em Matemática através de Problemas Abertos nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Palabras clave:
Educação Matemática, Formação Docente, Criatividade em Matemática, Proposição de Problemas, Resolução de ProblemasResumen
A criatividade é um elemento essencial nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e pode contribuir para o desenvolvimento dos estudantes enquanto aprendem. Este minicurso, voltado para professores que ensinam Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e acadêmicos de licenciatura em Matemática, tem por objetivo apresentar o uso de problemas abertos como estratégia pedagógica para promover a criatividade em sala de aula. Problemas abertos são caracterizados pela flexibilidade, permitindo múltiplas soluções e abordagens, o que incentiva a formulação de perguntas, a exploração de diferentes estratégias e a liberdade de cometer erros e refletir sobre eles. A formação está baseada em uma abordagem prática e teórica, permitindo aos participantes identificar, selecionar e elaborar problemas abertos que estimulem o envolvimento criativo dos estudantes. Durante a formação, serão discutidas estratégias para integrar problemas abertos ao planejamento didático, promovendo um ambiente de aprendizagem que valorize a curiosidade, experimentação e a autoria.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.