Fractais e Progressão Geométrica: Explorando o Infinito de Forma Visual e Matemática

Authors

  • Mariana Rangel dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Author https://orcid.org/0009-0000-5413-8361
  • Adriana de Jesus Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Author

Keywords:

Fractais, Progressão geométrica, Ensino de matemática, auto-similaridade, Aplicações práticas

Abstract

Este minicurso explora a construção de fractais como ferramenta pedagógica para o ensino de progressão geométrica. Com foco em atividades práticas, os participantes aprenderão a criar fractais como o Triângulo e o Quadrado de Sierpiński, conectando esses padrões à matemática do infinito e somas geométricas. Além disso, serão apresentadas aplicações práticas em contextos naturais e tecnológicos, utilizando estratégias baseadas na resolução de problemas e no uso de softwares educacionais como o GeoGebra. Os fractais, além de serem uma introdução visual ao conceito de infinito, tornam-se um recurso interdisciplinar para conectar matemática, arte e ciências naturais, tornando o aprendizado mais significativo e dinâmico.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Minicurso

How to Cite

SANTOS, Mariana Rangel dos; ADRIANA DE JESUS ALMEIDA. Fractais e Progressão Geométrica: Explorando o Infinito de Forma Visual e Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–5, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1047.. Acesso em: 13 sep. 2025.