Dobrando a Geometria: explorando as relações por meio da arte modular
Keywords:
Ensino de Geometria, Arte e Matemática, OrigamisAbstract
O minicurso tem como objetivo a construção de um origami modular (Kusudama), abordando conceitos geométricos como propriedades de figuras planas, simetria, congruência e transição do plano para o espaço tridimensional de forma lúdica e investigativa, enquanto promove reflexões sobre desafios para o ensino de geometria na educação básica. A fundamentação teórica inclui discussões sobre o ensino de geometria e o origami como ferramenta educacional, destacando seu potencial para desenvolver habilidades espaciais e compreensão matemática. A metodologia divide-se em quatro momentos: acolhimento e diálogo inicial, contextualização histórica, construção prática do origami modular com análise geométrica passo a passo, e sistematização matemática das relações observadas. Como resultados esperados, busca-se que os participantes vivenciem a geometria de forma interdisciplinar e percebam o origami como ferramenta de engajamento, contribuindo para sua formação docente ao conectar arte, rigor científico e ensino contextualizado.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.