Dobrando a Geometria: explorando as relações por meio da arte modular

Autores/as

  • Luan Trindade de Brito Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor/a https://orcid.org/0009-0004-5280-1616
  • Viviane Luz Dias Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor/a
  • Daniele Bomfim Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor/a
  • Luzia Ribeiro da Silva Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor/a
  • Jádila da Silva Novaes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor/a https://orcid.org/0009-0006-9799-6909

Palabras clave:

Ensino de Geometria, Arte e Matemática, Origamis

Resumen

O minicurso tem como objetivo a construção de um origami modular (Kusudama), abordando conceitos geométricos como propriedades de figuras planas, simetria, congruência e transição do plano para o espaço tridimensional de forma lúdica e investigativa, enquanto promove reflexões sobre desafios para o ensino de geometria na educação básica. A fundamentação teórica inclui discussões sobre o ensino de geometria e o origami como ferramenta educacional, destacando seu potencial para desenvolver habilidades espaciais e compreensão matemática. A metodologia divide-se em quatro momentos: acolhimento e diálogo inicial, contextualização histórica, construção prática do origami modular com análise geométrica passo a passo, e sistematização matemática das relações observadas. Como resultados esperados, busca-se que os participantes vivenciem a geometria de forma interdisciplinar e percebam o origami como ferramenta de engajamento, contribuindo para sua formação docente ao conectar arte, rigor científico e ensino contextualizado.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Minicurso

Cómo citar

BRITO, Luan Trindade de; DIAS, Viviane Luz; SANTOS, Daniele Bomfim; SANTOS, Luzia Ribeiro da Silva; NOVAES, Jádila da Silva. Dobrando a Geometria: explorando as relações por meio da arte modular. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1054.. Acesso em: 13 sep. 2025.