Experiências formativas vivenciadas durante o Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Matemática
Keywords:
Estágio supervisionado, Experiência, Práticas docentes, Aprendizagens profissionaisAbstract
O Estágio Supervisionado no curso de licenciatura é a etapa em que o licenciado constitui maior conhecimento prático e é inserido na rotina profissional de um docente. No Estágio Supervisionado II o objetivo é permitir que licenciandos vivenciem os conteúdos teóricos estudados em sala de aula em uma situação prática. Nesse artigo relatamos as experiências vivenciadas nesta etapa do processo formativo, em uma escola pública da rede municipal de ensino, descrevendo o local, alguns aspectos do funcionamento administrativo e, principalmente, as reflexões sobre a tensão vivida no momento de iniciar o trabalho em sala de aula e como a parceria contribuiu para o desenvolvimento das atividades de estágio. A releitura necessária para descrição das experiências possibilitou uma ressignificação das aprendizagens no campo profissional.
References
ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. (orgs). Estágios supervisionados na formaçãodocente. São Paulo: Cortez, 2014.
GARRIDO, Selma Pimenta. O estágio na formação de professores. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
GOMES, Ramon; MELO, Josandra. A importância do estágio de observação para a formação do professor de geografia: relato de experiência em escola da zona leste de Campina Grande-PB. In: Congresso Nacional da Educação, 6, 2018, Fortaleza. Anais [...], Fortaleza: Editora Realize, 2018, s/p.
PIMENTA, Selma. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática.
Cad. Pesq. São Paulo, n.94, p.58-73, ago. 1995.
WALLON, Henry. O desenvolvimento cognitivo da criança a partir da emoção. Revista Didática Sistêmica, vol. 4, julho/dezembro de 2006.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.