A Matemática em Diálogo com as Ciências Humanas Sociais e Aplicadas: um breve olhar para Obras do PNLD 2021
Abstract
Os livros didáticos seguem as diretrizes estabelecidas pelos documentos curriculares oficiais que regulamentam a Educação e com as últimas mudanças ocorridas no Ensino Médio essas obras passaram por modificações a fim de atender às novas diretrizes curriculares estabelecidas. Durante a pesquisa realizada na Iniciação Científica desenvolvemos uma pesquisa que orientou-se pelo objetivo de analisar Obras Didáticas Específicas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa, com delineamento na análise documental. A pesquisa considerou especialmente a obra Identidade em Ação, que apresenta projetos interdisciplinares vinculando conteúdos matemáticos a problemáticas sociais, como desemprego, sustentabilidade e direitos humanos. Identifica-se que os materiais analisados representam um avanço frente ao modelo tradicional, mas sua efetividade depende muito mais do que apenas a chegada dessas obras nas escolas.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.