A Matemática em Diálogo com as Ciências Humanas Sociais e Aplicadas: um breve olhar para Obras do PNLD 2021

Autores/as

Resumen

Os livros didáticos seguem as diretrizes estabelecidas pelos documentos curriculares oficiais que regulamentam a Educação e com as últimas mudanças ocorridas no Ensino Médio essas obras passaram por modificações a fim de atender às novas diretrizes curriculares estabelecidas. Durante a pesquisa realizada na Iniciação Científica desenvolvemos uma pesquisa que orientou-se pelo objetivo de analisar Obras Didáticas Específicas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa, com delineamento na análise documental. A pesquisa considerou especialmente a obra Identidade em Ação, que apresenta projetos interdisciplinares vinculando conteúdos matemáticos a problemáticas sociais, como desemprego, sustentabilidade e direitos humanos. Identifica-se que os materiais analisados representam um avanço frente ao modelo tradicional, mas sua efetividade depende muito mais do que apenas a chegada dessas obras nas escolas.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

SANTOS, Daiane Silva; PEROVANO, Ana Paula. A Matemática em Diálogo com as Ciências Humanas Sociais e Aplicadas: um breve olhar para Obras do PNLD 2021. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/810.. Acesso em: 13 sep. 2025.