Inteligência Artificial na Educação Matemática: Um experimento com o ChatGPT
Keywords:
Inteligência Artificial, ChatGPT, Ensino de Matemática, TecnologiaAbstract
Este relato apresenta uma intervenção de ensino, realizada por meio de experimento mediado pelo uso da inteligência artificial (IA), e desenvolvida com dois estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II. O objetivo é relatar a proposta implementada e analisar as estratégias adotadas pelos estudantes ao interagirem com o ChatGPT na resolução de um problema matemático. Os resultados da análise indicaram que, inicialmente, os estudantes buscaram respostas diretas, mas posteriormente, passaram a avaliar criticamente as soluções fornecidas, ajustando-as conforme a necessidade. O experimento revelou que, quando bem orientado, o uso da IA pode promover novas oportunidades de aprendizagem, pois possibilita aos estudantes uma maneira mais dinâmica de explorar conceitos e aprimora, também, suas habilidades de pesquisa. Além disso, pode auxiliar no desenvolvimento do pensamento crítico, visto que os estudantes eles precisam analisar com criticidade as informações fornecidas pela IA.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.