Inteligência Artificial na Educação Matemática: Um experimento com o ChatGPT

Autores

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, ChatGPT, Ensino de Matemática, Tecnologia

Resumo

Este relato apresenta uma intervenção de ensino, realizada por meio de experimento mediado pelo uso da inteligência artificial (IA), e desenvolvida com dois estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II. O objetivo é relatar a proposta implementada e analisar as estratégias adotadas pelos estudantes ao interagirem com o ChatGPT na resolução de um problema matemático. Os resultados da análise indicaram que,  inicialmente, os estudantes buscaram respostas diretas, mas posteriormente, passaram a avaliar criticamente as soluções fornecidas, ajustando-as conforme a necessidade. O experimento revelou que, quando bem orientado, o uso da IA pode promover novas oportunidades de aprendizagem, pois possibilita aos estudantes uma maneira mais dinâmica de explorar conceitos e aprimora, também, suas habilidades de pesquisa. Além disso, pode auxiliar no desenvolvimento do pensamento crítico, visto que os estudantes  eles precisam analisar com criticidade as informações fornecidas pela IA.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SILVA, Talita de Jesus da. Inteligência Artificial na Educação Matemática: Um experimento com o ChatGPT. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/828.. Acesso em: 13 set. 2025.