Analisando Fake News com Matemática: Um Exercício de Pensamento Crítico

Authors

Keywords:

Educação Estatística, Análise de Gráficos, Fake News e Matemática, Educação Matemática Crítica

Abstract

Este trabalho relata uma experiência em uma oficina com estudantes do Ensino Médio  de uma escola pública do estado da Bahia, abordando o impacto social decorrente da propagação de fake news, especialmente na interpretação de dados. O objetivo foi refletir sobre como a educação matemática pode capacitar os estudantes a interpretar e analisar criticamente informações manipuladas por meio de objetos matemáticos e representações visuais, explorando o tema por meio de uma sequência didática focada no ensino de gráficos e estatísticas, sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica. Para a análise qualitativa recorreu-se a observações diretas e respostas de questionários aplicados aos participantes. Os resultados evidenciaram  maior compreensão dos envolvidos sobre gráficos, além de desenvolver habilidades críticas para avaliar informações visuais. A proposta perpassa o ensino técnico, visto que estimula a interdisciplinaridade e promove a habilidade crítica. Espera-se que a proposta sirva de referência para outros professores.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Relato de Experiência

How to Cite

ALENCAR, Natália Catarina Santos; SILVA, Geizane Lima da. Analisando Fake News com Matemática: Um Exercício de Pensamento Crítico. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/838.. Acesso em: 13 sep. 2025.