Analisando Fake News com Matemática: Um Exercício de Pensamento Crítico
Palavras-chave:
Educação Estatística, Análise de Gráficos, Fake News e Matemática, Educação Matemática CríticaResumo
Este trabalho relata uma experiência em uma oficina com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do estado da Bahia, abordando o impacto social decorrente da propagação de fake news, especialmente na interpretação de dados. O objetivo foi refletir sobre como a educação matemática pode capacitar os estudantes a interpretar e analisar criticamente informações manipuladas por meio de objetos matemáticos e representações visuais, explorando o tema por meio de uma sequência didática focada no ensino de gráficos e estatísticas, sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica. Para a análise qualitativa recorreu-se a observações diretas e respostas de questionários aplicados aos participantes. Os resultados evidenciaram maior compreensão dos envolvidos sobre gráficos, além de desenvolver habilidades críticas para avaliar informações visuais. A proposta perpassa o ensino técnico, visto que estimula a interdisciplinaridade e promove a habilidade crítica. Espera-se que a proposta sirva de referência para outros professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.