Explorando estratégias de ensino: um relato de experiência sobre uma sequência didática para a resolução de equações do 2º grau

Authors

Keywords:

Ensino de Matemática, Equações do 2º grau, Materiais Manipuláveis, PIBID, Formação inicial

Abstract

O presente artigo apresenta um relato de experiência vivenciado por três bolsistas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), realizado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), entre os meses de agosto a novembro de 2023, com turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal na cidade de Amargosa/Bahia. A oficina teve duração de duas aulas, as quais foram divididas em dois momentos: o primeiro momento foi respondendo as questões proposta na atividade com a utilização de um material manipulável; e o segundo momento foi respondendo questões suplementares, a partir do método da soma e produto, sem o auxílio do material manipulável. Este artigo tem a pretensão apresentar nossa experiência e de alguma forma contribuir com a formação inicial de estudantes de licenciatura em Matemática.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Relato de Experiência

How to Cite

SANTOS, Maila Agra dos; JESUS, Carla Mota de; SANTOS, Ronaldo Leal dos. Explorando estratégias de ensino: um relato de experiência sobre uma sequência didática para a resolução de equações do 2º grau. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/842.. Acesso em: 13 sep. 2025.