O uso do Jogo dos Discos na aprendizagem de probabilidade: análise de uma proposta de experimentação no Ensino Médio
Keywords:
Aprendizagem, Probabilidade, Jogo dos Discos, Ensino MédioAbstract
Neste trabalho é apresentada uma proposta de ensino de probabilidade por meio do jogo dos discos que é baseado no conceito de probabilidade geométrica e consiste em determinar a probabilidade de um disco interceptar as linhas de uma cartolina quadriculada quando esses discos são lançados de forma aleatória. Tendo como objetivo analisar a aprendizagem de probabilidade no Ensino Médio, por meio de uma proposta de experimentação com o jogo dos discos. A realização deste trabalho se deu em uma turma da 3ª série do Ensino Médio, os estudantes foram convidados a participar de uma proposta de ensino sobre probabilidade. Nosso estudo teve abordagem qualitativa e caráter experimental e justifica-se a partir dos experimentos com lançamento de discos. Os resultados indicam que os estudantes foram consolidando aprendizagens durante a aplicação, bem como reconhecendo algumas dificuldades que foram necessárias a mediação do professor.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.